Eukhadi

Esse post é sobre um personagem de quem eu particularmente gosto bastante embora, eu reconheça que precise de um pouco mais de espaço nos meus textos.

Quando eu abandonei o meu projeto original de livro (que é a “base” do tão falado “Tijolo”) e escrevi “O Retorno do Cavaleiro Branco”, resolvi fugir um pouco daquela velha ideia do mago supremo do mundo ser um velhinho branco de barbas brancas e substitui por um mago jovem e negro.

Sim, reconheço que há poucos negros nos textos que escrevi até hoje mas, em parte, isso se dá porque a população negra no continente de Noritvy vive no extremo sul e as minhas historias se passam mais no Centro-Norte do continente e em parte porque eu sempre tive receio de como reagiriam com uma história protagonizada por um personagem negro escrita por um cara branco. Sim, eu tive e tenho medo de ser acusado de “não estar no meu lugar de fala”.

Mas, na hora de criar o Eukhadi, eu mandei o medo para o espaço e resolvi por um mago supremo negro. Quando fui batiza-lo, eu resolvi criar um nome que parecesse “exótico”, “mágico” mas não quis nada tirado de um idioma africano ou de qualquer outra língua, como faço às vezes mas algo totalmente único.

E falhei totalmente… “Eukhadi” nada mais é do que uma corruptela de “Euskadi”, o nome do País Basco em basco. Sim, um mago negro tem um nome que é uma corruptela de uma palavra basca única e exclusivamente porque eu achei que soava como um nome “mágico”.

Agora, na hora de bolar o sobrenome dele, ai eu quis algo que soasse um pouco mais “africano” e ai veio o nome dele, “Objan Daet”. Eu gosto desses sobrenome, realmente gosto e, caso tenha algum leitor africano ou afrodescendente lendo esse texto e que ache que eu fugi da minha meta, eu realmente peço desculpas.

Por fim, ao criar o visual dele, eu tive duas grandes influencias: Tolkien e São Francisco de Assis. Sim, um mistura improvável num primeiro momento, não? Mas se pararmos para analisar, os magos do Tolkien prezam pela simplicidade em se vestir, com mantos velhos, surrados, amassados. E São Francisco e seus seguidores sempre prezaram também pela simplicidade. E o fato do manto usado por Eukhadi ser castanho da ainda mais à ele um ar franciscano.

À essa hora eu imagino que você, caro leitor, já deve ter alguma ideia do visual do personagem, não? E, como não poderia deixar de ser, eu acabei me aventurando pelo FH e criando uma ilustração do Eukhadi que pode ser vista aqui.

E ai? Ficou parecido com o que imaginavas? Se não, comente aqui embaixo e deixe a sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *