O significado dos nomes

Já me perguntaram mais de uma vez como um autor escolhe o nome dos seus personagens. Cada um tem sua técnica. Eu, particularmente, imagino primeiro personagem para depois escolher um nome que combine com ele, isso na maioria das vezes pois tem vezes que eu acabo tendo branco e acabo tendo que recorrer à ajudas de alguns amigos/colaboradores (Nicolas, Adriana, Miguel e Marina são os que eu normalmente alugo).

Hoje eu vou falar um pouco mais dos quatro protagonistas de “O Retorno”, de como escolhi o nome deles e de como construí a personalidade deles.

Lucca: apesar dos que dizem o contrario, não escolhi o nome por ter o mesmo significado que o meu e tão pouco baseei o personagem em mim. Alias, teria que ser muito egocêntrico para fazê-lo. Lucca, não com esse nome, é um personagem que já habitava minha imaginação muito antes de eu começar a bolar “O Retorno”.

Desde moleque sempre fui de livros que contavam aventuras de “capa e espada”. Dois que particularmente marcaram a minha infância foram “Os três mosqueteiros” do genial Alexandre Dumas e “A espada de Siegfried” de Katharine Scherman, uma versão mais juvenil da história do “Anel dos Nibelugos”. Além disso era fã das historias dos cavaleiros do Rei Arthur. Assim Lucca, nada mais é do que o herói que eu gostaria de ser na minha infância, um cavaleiro numa armadura brilhante, pronto para enfrentar feras terríveis e salvar damas em perigo. Claro que em “O Retorno” ele demonstra um lado bem humano pois heróis perfeitos, vamos convir, são muito chatos.

E nome é por minha causa? Não, a escolha do nome surgiu quando, visitando uma pagina com significado de nomes na internet eu descobri que Lucca/Luca/Lucas e mesmo Lúcio tem o mesmo significado: iluminado, luminoso pois derivariam da palavra latina “Lux” que significa luz.

Quando vi isso, o personagem ganhou seu nome. Mas isso não me impediu se ter um pé atras, de temer que as pessoas confundissem o Lucca personagem com o Lucas autor, a ponto de cogitar lançar o livro com um pseudônimo, idéia da qual fui dissuadido pela minha querida editora, Noga Sklar.

Ah, uma curiosidade: Luke, nome do protagonista do clássico “Guerra nas Estrelas” nada mais é do que a forma inglesa de Lucas, que, por sua vez, vem à ser o segundo nome do diretor do filme, George Lucas.

Bernardo: é um nome que me agrada, gosto do som, quase foi o meu nome pois, quando nasci, meus pais estavam em duvida entre Lucas e Bernardo. Assim, quando criei o Bernardo, visando ele ser um contra ponto ao Lucca, resolvi batiza-lo com um nome que foi um “contra ponto” ao meu na cabeça dos meus pais.

Se Lucca é um cara mais serio, mais na dele, devido à tudo que já viveu, Bernardo é mais leve, mais debochado, não tendo paciência com formalidades, é aquele cara que perde o amigo mas não perde a piada. Mas, ao mesmo tempo, é um companheiro fiel, dedicado e que está disposto à ir até o fim por aquilo que acredita e por aqueles que ama.

Renata: outro nome que me agrada, afinal não ia usar um nome que achasse feio, não é mesmo? Escolhi Renata pois desde o inicio defini na minha cabeça que a namorada de Bernardo só o chamaria de “Bê” e assim quis um nome que rendesse à ela um apelido parecido e assim foi formado o casal “Bê e Rê”.

A personalidade de Renata foi criada para completar a de Bernardo. Se ele é mais “falastrão” e inconseqüente no que fala, ela, por sua vez, é calada e super educada, puxando a orelha do namorado sempre que este passa dos limites.

Rubi: deixei por fim Rubi, justamente por ser ela a protagonista do livro, junto com Lucca. Sim, a “mocinha”, se “O Retorno” fosse uma novela, seria justamente ela, embora o par romântico de Lucca seja Ardriel. Quando bolei a Rubi, inicialmente, nenhum nome me vinha à cabeça. Ocorre que, na época que eu comecei a rascunhar a versão de “O Retorno” que acabou sendo publicada, estava passando a novela “Kubanacan” onde havia uma personagem chamada Rubi, que era interpretada pela ótima Carolina Ferraz e que era uma mulher corajosa, um pouco pavio curto e boa de briga.

Bem, essas eram algumas das caraterísticas da personagem que eu havia bolado, então acabei pegando o nome “emprestado”. A minha Rubi é uma garota de 16 anos, romântica sonhadora, um tanto insegura com relação à sua aparência mas disposta à tudo para ajudar os amigos. Essas características a faz entrar em confronto algumas vezes com Lucca, por serem demasiadamente iguais em certos aspectos e totalmente opostos em outros mas, no fim, a amizade deles acaba falando mais alto.

Por hoje vou ficar por aqui mas até semana que vem eu prometo voltar com a origem do nome de alguns dos principais coadjuvantes de “O Retorno”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *